Inutilidade pública - a história de Benê

O que é ser (in)útil?


Benê se sentia inútil. Vivendo de aluguel com uma gata e uma cadelinha, ia empurrando as coisas com a barriga (literalmente). Desempregado e acima do peso, gostava mesmo era de comer, jogar video game e conversar com friends pelo cell phone. A cadelinha era sua melhor companhia. de vez em quando gritava com ela, tocava-a de onde estava, mas ela logo voltava feliz lhe abanando o rabo. Já a gata não. Olhava-o com altivez, as vezes se roçava em suas pernas, recebia seu carinho e até dormia com ele, mas se irritada, arranhava-lhe sem dó e de repente. Benê tinha vários arranhões, mas amava aquela gata sem bem saber por que. De vez em quando ela dava um sumiço, mas sempre também voltava, com parcimônia. Estava sempre pronta para partir. 

Benê comia porcarias, e comida boa em quantidades rinocerônticas, mas gostaria de mudar se não fosse essa imensa, intensa e incontrolável fome que sentia. A comida era a única fonte e prazer que enxergava, rápida e concreta. Um dia passou bem mal, foi levado ao hospital, pensou "me dei mal!" e agora Juvenal? Passou, foi medicado, liberado, que folgado! Entrou em uma dieta, comia pouco, de três em três horas, menos carboidratos e mais fibras e proteínas. Durou pouco, logo voltou à sua dieta de engorda. A gata subia em sua imensa barriga e, mesmo parecendo calma, de repente lhe arravanha na pança, o rosto, tudo. A cadelinha vinha lamber-lhe as feridas. E tudo passava, ia passando, de ano em ano assim, tudo empurrando.

Passou bem mal uma segunda vez. E uma terceira. Até que na quarta, o corpo disse chega, não havia mais socorro. Trocaram-lhe o coração e caso não se emendasse, este não lhe ajudaria muito. Emendou-se. Mas a gordura precisava ser queimada logo, o que ele não conseguiu em tempo suficiente. Ganhou causa para aposentar-se da vida por invalidez. A gata e a cadelinha foram aos poucos acomodando-se àquela medíocre vida. Porque aí é que está o amor: na espera do que nunca se alcança. E fim. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão

Café frio

Profissão perigo