As Sete Colunas da Sabedoria - parte I

"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas."

Provérbios 9:1

Lendo a Bíblia hoje, me deparei com as sete colunas da sabedoria e fiquei a pensar quais seriam elas. Sabe-se que o número sete na Bíblia é relacionado à perfeição, o número de Deus, e por isso pode ser apenas uma referencia à qualidade principal da sabedoria, que é a perfeição; alcançar sabedoria, ser sábio é ser perfeito em Deus. 

Analisei alguns capítulos do livros de Provérbios que tratam da sabedoria para ver quais seriam as suas características mais recorrentes, seus fundamentos e seus benefícios. Não pretendo dizer que descobri quais são realmente as Sete Colunas, porém creio que os sete conceitos que selecionei são importantes para entendermos e buscarmos a sabedoria em nossas vidas. 

A sabedoria vai além de inteligencia e conhecimento, abarca um estado de decisão sempre pelo melhor caminho na vida, buscando a vontade do Pai. Este estudo que encontrei - aqui - trata da sabedoria em textos de toda Bíblia. Eu me ative mais as palavras do livro de Provérbios, pois acredito que ele lista de forma mais minuciosa as características da sabedoria. 

Selecionei, dentre alguns capítulos de provérbios, os conceitos mais recorrentes que estão atrelados à sabedoria e separei os seguintes: JUSTIÇA, ENTENDIMENTO, CORREÇÃO, TEMOR, PRUDÊNCIA, CONHECIMENTO E DILIGÊNCIA.

A Justiça

Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. Provérbios 11:1

A Justiça é atributo divino e também da sabedoria. É característica e consequência de quem a segue. Com a sabedoria, podemos vir a entender "(...) a justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas." (Prov. 2:9). Podemos entender por justiça aquilo que é correto, que é bom e faz divisão entre certo e errado, concedendo a cada um conforme o bem ou mal que fizer. 

A sabedoria é justa: "Em justiça são todas as palavras da minha boca (...) Todas elas são retas para o que bem as entende e justas, para os que acham o conhecimento." (8:8,9). Em todo o livro de Provérbios, a sabedoria é personificada: tem boca, que profere a verdade (verso 7) e anda pelo caminho da justiça (verso 20). A justiça livra da morte (10:2).

Quando se fala em justiça humana, sempre há falhas, pois nem todos buscam a sabedoria em Deus e os recursos necessários para praticar a justiça: vemos casos de pessoas condenadas sem culpa e outros liberados quando cometem atrocidades, não só assassinatos, mas também os que tiram aos poucos do pobre e o deixa desamparado, como vemos em nossa política. No Brasil, não nos falta recursos, falta boa vontade e trabalho, falta justiça! Se quisermos ser justos, devemos procurar sabedoria para tal em Deus. 

A tolice e a impiedade são os contrapontos da justiça: "Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, morrem," (Prov. 10:21). "O justo é libertado da angústia, e o ímpio fica em seu lugar." (Prov. 11:8). 

Busquemos justiça! Todo o bem verdadeiro, cada atributo do bem e de sabedoria provêm de Deus, só nEle encontramos a verdadeira justiça! 

na próxima postagem, estudaremos a segunda coluna, Entendimento. Bye! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão

Café frio

Profissão perigo