As Sete Colunas da Sabedoria - parte V
A Prudência
A Prudência é a nossa quinta coluna da sabedoria. Falar dela nesse tempos de pandemia é crucial. Tantas pessoas imprudentes por ai, saem para festas e bares, ou até mesmo cultos e casa de familiares sem se dar conta de que estamos em estado de calamidade pública, devemos permanecer afastados, usar máscara, álcool gel, água e sabão. Na falta dessas coisas, prudência! Verdade que em nosso país muita gente não tem esses itens em casa, nem ao menos a água encanada! Ainda assim, o melhor é permanecer em casa, isolar-se e cobrar do governo o seu sustento, pois é nessas horas que vemos se temos um governo responsável e direito. Em nosso caso, cada localidade está de um jeito e as mortes vão aumentando.
Culpa do governo? Certamente! Mas recai tal culpa sobre nós também, afinal, é papel de cada um manter as restrições e cuidar-se. Funciona como um formigueiro, cada formiga sabe de seu papel e o faz perfeitamente. Caso contrário, haveria desequilíbrio, faltaria alimento, enfim. Porque não nos portamos tal qual as formigas? Falta-nos a prudência e a humildade de saber que a natureza ensina e muito!
A prudência nos faz pensar e refletir antes de agir, ver qual o melhor caminho, analisar se é o momento para mudanças ou não. Ser prudente é ser cauteloso, é ter ciência: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência." (Provérbios 9:10).
"Entendei, ó simples, a prudência; (...)" (8:5).
"... para dar aos simples prudência..." (1:4)Os simples precisam entender a prudência; talvez simples aqui sejam as pessoas que pela falta de mais entendimento das coisas, agem por impulso, sem pensar, por isso necessitam de prudência, coisa que a sabedoria dá.
Concluímos assim que a prudência se faz extremamente necessária nos nossos dias. Vamos pois pedir a Deus sabedoria para prosseguirmos nessa caminhada aqui na terra de forma segura e consciente, seguindo os dois mandamentos principais: Amar a Deus sobre todas as coisas E ao próximo como a nós mesmos! Até a próxima!
Comentários