Estudo 1: Religiosidades e afins - ou tempos da Graça


Há pelo menos duas linhas de pensamento nesses tempos da graça em que vivemos:

1) A primeira (ou não, pois eu que estou colocando como primeira) diz que Deus é soberano, o que significa dizer que Ele tudo criou e tudo sabe. Dentro dessa linha , não há espaço para vontade própria humana sem a intervenção/controle divinos, até mesmo quando o ser humano "decide" praticar o mal. Sentimos que somos movidos por nossa vontade, mas esse sentir é do controle divino. Portanto, não haveria o inferno como lugar de castigo para os pecadores, pois se tudo que fazemos é previsto e permitido por Ele, não teríamos a culpa de nosso próprios atos, já que estaríamos agindo conforme ele manda, fôssemos justos ou não, do bem ou do mal. O mal, no caso, seria da natureza carnal humana, imposta também por Deus, por sua soberania. A bíblia é entendida como livro histórico já toda cumprida e escrita direcionada ao povo judeu, portanto seus preceitos e leis não valem para nós nos dias de hoje. Pecado seria a violação das 613 leis da Torá (os cincos primeiros livros da Bíblia). Embasamento na própria Bíblia: pecado - I João 3:4

Fazer a vontade de Deus seria não cumprir toda a lei, já que Cristo veio e o fez, mas fazer o que está em Tiago 1:27, a verdadeira religião. E fazer a Sua vontade já está em nós, Ele está em nós, portanto querendo ou não, fazemos a vontade dEle, para o lado bom ou mau. Mundo, como citado em várias passagens bíblicas, seria o mundo que o povo daquela época conhecia até então. A segunda vinda de Cristo já aconteceu no ano 70. A própria Bíblia afirma que Jesus disse aos seus que "não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam", em Mateus 24:34, Marcos 13:30 e Lucas 21:32.

2) A segunda preconiza que Deus é sim soberano, porém a natureza humana é contra Ele, e nos faz cometer erros, e também há o mal, representado pelo ser diabo, que atua querendo nos derrubar e afastar do criador para que não sejamos salvos no dia em que Ele resolver vir e destruir a terra, fazer o grande julgamento, etc. Nesse sentido, precisamos estar constantemente nos policiando e pedindo a ajuda de Deus para não pecarmos, ou seja, não desagradarmos a Ele. Portanto há o inferno como local de punição para aqueles  que não se encaixam em Sua vontade, já que o desobedecem deliberadamente.  Haverá ainda a segunda vinda de Cristo e o grande julgamento, além do enfrentamento final entre Deus e o diabo para que este seja definitivamente derrotado. 

A grande maioria de cristãos evangélicos crê na segunda proposta e por isso há tanto tipo de igreja, cada uma com um entendimento do que pode ou não pode. Particularmente passei a crer na primeira linha de pensamento quando comecei a questionar certas atitudes da igreja, como obrigatoriedade do dízimo. Se formos estudar a fundo o que é dízimo, veremos que nada tem a ver com dinheiro ou sustento da igreja e do pastor. A falação de dízimo nas igrejas foi o que começou a me incomodar mais, e depois que descobri um canal no youtube falando tudo sobre essa primeira linha de crença, comecei a entender que pode sim ser dessa forma, bem provavelmente o é, sobretudo em relação a questão do diabo. Ora se creio que SOMENTE Deus é onipresente, como pode ser que em toda igreja, no mundo todo, aos domingos à noite, estejam expulsando este mesmo ser de várias pessoas ao mesmo tempo? Se o diabo faz frente à Deus, então ele é tão poderoso quanto, o que vai contra o que cristãos creem, no geral. 

Todos vamos para o inferno, ou seja, a sepultura, nosso corpo morre juntamente com a alma (sentimentos, emoções, personalidade) e o espírito, que é preservado e perfeito, volta para Deus, que o criou. Julgamento e policiamento só existe no sistema humano. 

Tudo isso pode parecer muito estranho e a nossa mente não compreende, mas essa é a primeira coisa sobre a qual devemos ter consciência que nossa mente não alcança tudo e nem teremos resposta para tudo. Nossa mente é praticamente fechada para o mundo espiritual, só alguns felizardos por aí que vêem, sentem e ouvem coisas que estão para além da nossa compreensão.  Tipo o grande dilema "se Deus existe e é soberano, porque não acaba com o mal do mundo?". Arrisco dizer que tudo faz parte do plano dEle, alguns até julgariam como macabro, sarcástico, mas isso tudo porque é a nossa mente que não alcança. 

Deus é espírito e não tem gênero, não é homem nem mulher. 

O grande Plano dEle, o grande mistério? Não sei. Não sabemos. Só saberemos quando passarmos para o lado de lá. 

E tem mais algumas questões das quais falarei nas próximas postagens. Bye! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell