Feliz (triste) Páscoa

Ostara (1884) by Johannes Gehrts
O nome da páscoa em inglês, Easter, veio do nome Ostera ou Ostara (do inglês antigo Eostre ou Eastre), deusa pagã da primavera e fertilidade. O simbolo da fertilidade era uma hare (lebre) como se pode ver no quadro acima.
Nossa páscoa é uma mistura de tudo: libertação do povo do Egito, morte e ressurreição de Cristo, ovos de chocolate, bunny Easter (coelhinho da páscoa), só a adoração à deusa da fertilidade foi banida, visto que o feriado foi pego pela Igreja catolica, que sempre se apropria de festas pagãs e "transforma-as" em cristãs, se é que isso é possível.

Eu fico com a Páscoa judaico-cristã, então. Celebravam a Páscoa com pães asmos, ervas amargas. Nada de chocolate ou outra coisa. Ah, tinha também peixe, mas não me lembro bem se no Antigo Testamento já entrava o peixe. Eu digo que fico com essa Páscoa por crer nela, não porque pratico qualquer desses ritos, a não ser o do ovo de chocolate hehe. Gostaria de ser judia nessas horas. Teria um rito a seguir, uma tradição, uma história. Como filha de Deus, eu posso seguir, mas a sociedade hoje é outra. Estou cá a passar a Páscoa, a passagem, a minha morte e ressurreição em quatro dias sozinha. Meu pai disse pra eu mandar ovos de Páscoa pra casa e se eu quisesse um, que trabalhasse mais. Se eu tivesse morrido mesmo, não ia querer aparecer para "os meus" agora. Sem crédito no celular, não faço questão de ligar pra casa, e a recíproca é verdadeira. C'est la vie!

Me comprei um ovo. Na verdade, eu ia comprar um trufado, sucesso das nossas páscoa capitalistas, mas no dia que foi pegar o bendito, tinha acabado. Comprei um simples mesmo, de chocolate branco. Se eu estivesse em casa, só daria ovos para os meus sobrinhos...

A todos que terão um almoço especial, feliz Páscoa!
A todos que sozinhos estarão - bem vindos ao clube!! - Feliz Páscoa!
A todos que ganharão ovos, Feliz Páscoa!
Aos que nunca viram um ovo de chocolate na sua frente, Feliz Páscoa!

nem sei o que vou almoçar hoje. happy Easter!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell