Ritos


"A glória desta segunda casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos". (Ageu 2: 9)
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
Ageu 2:9

Participei ontem da Santa Ceia, rito mantido por cristãos em todo mundo até hoje. O testemunho de um pastor me emocionou. O rito todo me emocionou. Não é possível não sentir algo mais nessas ocasiões, o algo mais que é Deus. Muitos vão apenas sentir algo que denominam emoção, mas sei que é Ele, sempre lá, aqui, ali, acolá. Tudo de repente fez sentido, e tudo sempre faz quando Ele se faz presente e nos relembra quem somos: o por que de tudo ter acontecido de tal e tal forma. Mas não precisamos nem devemos nos preocupar, temos ainda um caminho a percorrer, que não está traçado, mas que Ele, inexplicavelmente aos olhos humanos, sabe como e o que vai acontecer. E sabe o quanto somos frágeis e precisamos dEle, ainda que nos debatamos contra isso. Perda de tempo...

Falei com Ele do teatro, dos pecados, do amor, de tudo, como costumo mesmo, no dia a dia. Nossa peça será apresentada nessa sexta-feira, dia 14, às 20h, com debate após. Versa sobre racismo, tema que esperamos que o público absorva da apresentação, ainda que a peça seja em inglês. A morte da cantora Bessie Smith e os bastidores de um hospital são os cenários ou símbolos que levarão à discussão do tema. Vários detalhes sutis denunciam aqui e ali o racismo dos Estadunidenses na década de trinta, em que havia hospitais para brancos e negros. A própria cantora Bessie Smith, por exemplo, não aparece na peça, sendo apenas pano de fundo para os bastidores da vida real, o que pode ser entendido como invisibilidade do negro naquela sociedade racista, ainda que tenha sido uma cantora famosa da época. Contudo, o estilo de Bessie, o blues, era marginalizado. Duas enfermeiras brancas insatisfeitas, uma delas com uma vidinha dividida entre o pai doente, o caso amoroso sem futuro e o trabalho no hospital, conversam ao telefone sobre a figura importante que está no momento internada num dos hospitais, fugindo de suas próprias vidas vazias. Um jovem médico sonhador e um funcionário negro de um dos hospitais completam o quadro da derrocada do American Dream, em tempos pós-grande depressão Americana. 

Farei uma das enfermeiras. Como as falas dela são extensíssimas, a personagem foi dividida para três pessoas, sendo que faço duas cenas dela. tenho acordado de madrugada pensando em minhas falas, acordo cedo demais depois, pensando em como ser, como agir, sentindo já aquele troço no estômago. Frio e tremiliques de estreia. 

Além da presença dEle na Santa Ceia de ontem, o amor também estava lá. Esses momentos selam todas as coisas: o ombro, o copo d'água, as mãos que limparam meu rosto cheio de lágrimas emocionadas, os olhares, o conforto do abraço. Esse ano começou tão mal e está acabando tão bem, graças à Ele, e ele s2. bom dia! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell