Pular para o conteúdo principal

Traditore

Tão bonito e seguindo uma religião tão estranha. Famosos e seu mundo...

"Gosto de adiar meus prazeres", disse Tom Cruise em algum filme. Esqueci o nome do filme e o do personagem, o que é estranho, mas lembro da frase e do sorriso de contentamento na cara de Tom, prestes a saborear mais uma mulher. Pensei, estranhamente naquele momento e até hoje, que sou também assim: adio prazeres, nem sempre estando no controle deles. É como gostar de sofrer, ainda que não se tenha o controle da dor. A imaginação entra como doadora do poder de que se necessita. Finge-se estar no controle da situação para não se ferir mais ainda. Voltei a pensar nesse assunto hoje por uma bobagem: eu terminava de conferir um texto que traduzi, estava agora prestes a terminá-lo, o que me dá uma certa adrenalina, e então desviei a atenção para um jogo de Paciência. Adiei o término, o prazer do trabalho pronto. tenho me revelado versátil ultimamente: professora, revisora, tradutora, tudo com muito esmero. Na verdade, não posso dizer que dou aulas com muito esmero, tem se tornado um trabalho mecânico e sei que isso não é bom. Estou focando mais na área de revisão e tradução, pretendendo aí um concurso... 2014 querendo o Senhor, estarei lá. Estou até criando um blog de revisão e umas ideias borbulham... a tarefa da revisão é técnica, mas altamente subjetiva, creio. Voltando ao texto que eu traduzi, havia uma frase em inglês que ficou difícil de indicar referente. Fiz uma escolha lógica baseada no todo do texto. Traduttore, traditore, frase que ouvi em 2006 de um professor e jamais esqueci. Fate. 
Fate, fate... como tenho pensado nisso ultimamente: destino, sina, estava escrito. Que estava escrito eu sei, mas não determinado, acho que já escrevi sobre isso. Parece que tudo caminha para a fechada de um círculo em nossas vidas, está tudo ligado, tipo malhação conectados. Só que não rs...

De repente me dá vontade louca de mudar de parágrafo,
virar a página,
por ponto final em certos períodos, vírgula em outros
e deixar mesoclisar, sei lá...

Dá medo da página em branco, mas ela lá está
como ano novo ou virada radical
como abrir mão de coisas e doer
dói mesmo...
mas a mesmice machuca o presente
e a mancha de café na página que já foi é dose...
a página que foi é conhecida
o que dizer da que virá?

Medo...
mas, mudemos, enfim, de parágrafo... ou página.


É, adiar prazeres em função de algo maior. A palavra de ordem de hoje é seja feliz, não importa como, busque sua própria vontade, seus prazeres, sua liberdade, que se dane o outro, opa, não respeitando o outro. Mas como respeitar o outro se o que busco pode ferir o outro? Vi num blog feminista um aconselhamento para uma adepta do poliamor: que ela não está fazendo nada de errado! está sim, porque está casada e querendo outros, está ferindo o marido! Acho estranho essa concepção de liberdade do mundo de hoje, que parece mais libertinagem. Acho que tudo precisa de regras e ordem, senão não funciona. Adiar prazeres e esperar a hora de poder aproveitá-los, eis a chave e a dificuldade de todos nós. Esperar. Amém, bye. 

Comentários

Nancie Flor disse…
Obrigada por visitar e seguir meu blog :)
E sobre seu texto, eu tenho um pouco disso tb. Mas só um pouco! rs Assim como comer primeiro o ruim e deixar a parte mais gostosa pra depois. Acho melhor deixar o final feliz exatamente pro final, sabe como é né?! Ainda mais pq quando estamos felizes, ficamos acomodados, pois não queremos deixar a felicidade. Já o difícil, o ruim ou o novo fazem a gente se mexer, nos força a sermos pessoas melhores. E acredito que aí sim, depois de conquistar essa melhora pessoal, podemos curtir um momento de prazer merecido.

Postagens mais visitadas deste blog

A fase do não

Lídia tem me dito muito não ultimamente. E haja paciência para lidar com isso! Uma mulher que trabalha, tem casa, marido e uma filhinha pequena realmente tem problemas com ser paciente. Tudo que envolve ser uma boa mãe fica ameaçado quando não se pode dedicar-se à criança integralmente. E toda mãe tem, de dois, um dos sonhos: poder dedicar-se integralmente ao seu rebento ou sair para trabalhar sem sentir-se culpada. O primeiro ainda é possível de conseguir para algumas afortunadas; já o segundo... Bem vinda ao mundo da maternidade!

Bom, os nãos da Lídia só não são mais problemáticos porque sua alegria impera e nos contagia. Ainda bem que já estou de "férias" (duas semaninhas de julho) e posso acompanhar melhor a pequena com toda sua cantoria, obra da escolinha e dos videos da galinha pintadinha. Além da galinácea, no menu temos Peppa Pig, O show da Luna, Mundo Disney e por aí vai. Na festa da família na escolinha, a professora bem que tentou fazer os pequenos falarem os ver…

Personas

O top virou peça de dormir. O shortinho de academia, bem, uso em casa mesmo. A disposição pra levantar de manhã cedo e ir caminhar depois de colocar a filhotinha na van se foi, preciso dormir mais, obra do cansaço. Qualquer roupa tá bom. Me arrumar? Quando dá. Se der, deu, se não der, paciência.

Em pleno dia do rock, o dia foi pauleira mesmo. Muita prova de recuperação, aluno enchendo por causa de pontos, ter que manter a todo custo o aluno em sala de aula fazendo alguma coisa, ufs! Conselho de classe e entrega de notas foram pra agosto, thanks God! Mas o dia deixou suas marcas. Uma forte dor de cabeça me tomou desde cedo, tomei um remédio - sim, automediquei-me - e passou, mas me deixou um tanto ligada o comprimido marrom que contém cafeína.

Não tenho tempo para mim, mas tento. Estou fazendo um curso online de musicoterapia e a música é minha melhor terapia. canto mal, mas espanta mesmo os males! Não é fácil conciliar todas as personas: mulher, mãe, professora, esposa, dona de casa,…

Primeira postagem 2016

Nem me dei conta de que hoje foi sábado. Os dias aqui, para mim, passam como se fosse uma coisa só: todo dia, "nada" pra fazer - ócio criativo, talvez, apesar de que não tenho criado nada. Mas tenho visto e lido de um tudo: muitos filmes (Império, Transcendence, Mad Max, etc) e alguns livros (Conto de Natal, de Charles Dickens e sobretudo a Bíblia). Ganhei a Bíblia da Mulher e tenho me alimentado bem dela.
esqueci de pegar foto no face
Viajar pra casa dos pais é voltar ao passado infantil. É bom e mau ao mesmo tempo, nos deparamos sempre com algumas mágoas, algumas falhas, alguns concertos. Certas relações a gente não entende porque é do outro; briga, chora, grita, se enraivece e, por fim - maturidade! - aceita e toca o barco.
Tem chovido bem em Sampa. Hoje a água caiu mesmo. Minha mãe e irmã viajaram pra Goiás. E eu cá estou com a minha moreninha, esperando a boa vontade do governo estadual pra voltar pra Bh. Na verdade faremos uma ponte Viçosa-BH. É bom viajar a sós, só co…