Pular para o conteúdo principal

Angústia




Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.


Ontem mesmo conversávamos sobre os mais pobres da família. Incrivelmente, o pai dele e os meus pais sãos os mais pobres de cada família e nós também. Se bem que dos meus irmãos, estamos todos no mesmo barco e às vezes acho que não vou muito além do que já consegui. Engraçado, parece que certas pessoas simplesmente não andam sem empurrão de todas as espécies e sempre serão o primo pobre da família. Isso é frustrante...
Às vésperas de tirar férias - enfim, meu Pai! - me sinto desértica. Essa semana vai ser punk, até sexta-feira, quando um alívio deve se dar, assim seja. 
Ao contrário do que pensei, não tem ninguém na minha cola me dizendo que gravidez é assim e assim e assado, tampouco me dando conselhos. Novamente, me sinto desértica, ilhada. Sinto falta da minha mãe pra perguntar coisas como: eu demorei muito para nascer? doeu muito? em quanto tempo vc saiu da maternidade comigo? eu era do tipo chorona ou mais quieta? a amamentação foi de boa ou teve algum problema? Eu podia perguntar isso a outra pessoa, mas como a genética manda, pode ser que minha bebê seja parecida comigo e/ou com o pai nesses aspectos. Minha mãe abriu mão do trabalho pra cuidar de mim e dos meus irmãos, o que não acho que foi uma opção muito inteligente, já que nunca pertencemos ao grupo dos que tem esse privilégio da escolha. Mas enfim ela o fez... eu não sei o que fazer sobre isso. Não quero parar de trabalhar, de ser independente. Ao mesmo tempo deixar um bebê com quem quer que seja me incomoda. COM QUEM QUER QUE SEJA.
Férias, logo após licença maternidade... e ano que vem, mudar pra BH? É, ainda é dúvida, visto que, novamente, passei no concurso de lá mas não dentro das vagas, pelo contrário, beeeeeeeeeeeem aquém das vagas... Oh céus, será que eu nunca vou passar pra assumir realmente o cargo? Nessa "brincadeira" de concurso, é R$50 daqui, R$120 dali, o governo só embolsando. Perdi o concurso de literatura, que me daria 50.000 e reconhecimento. Perdi o semestre letivo na UFV. Perdi a chance de ir pro exterior, mas isso faz tempo. Perdi muita chance de ter falado e fiquei calada e até hoje, não importa quanto tempo passe e em que situação, fico imaginando o que teria acontecido se eu tivesse dito isso ou aquilo outro... Mas não disse, ponto. Céus, ainda penso por que... angústia. 
O desânimo é quase que incontrolável. Penso que rumo profissional posso tomar, tenho ideias mas nenhum capital e nenhuma ideia de como e por onde começar. E essa desertidão, secura de poesia, não escrevo há meses, só os textos daqui. A minha vida própria de repente ficou pra trás... É preciso não me deixar abater ao ponto da depressão, mas ela nunca mais voltou, graças ao Pai. Tudo está nas mãos dEle. Amém, bye. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fase do não

Lídia tem me dito muito não ultimamente. E haja paciência para lidar com isso! Uma mulher que trabalha, tem casa, marido e uma filhinha pequena realmente tem problemas com ser paciente. Tudo que envolve ser uma boa mãe fica ameaçado quando não se pode dedicar-se à criança integralmente. E toda mãe tem, de dois, um dos sonhos: poder dedicar-se integralmente ao seu rebento ou sair para trabalhar sem sentir-se culpada. O primeiro ainda é possível de conseguir para algumas afortunadas; já o segundo... Bem vinda ao mundo da maternidade!

Bom, os nãos da Lídia só não são mais problemáticos porque sua alegria impera e nos contagia. Ainda bem que já estou de "férias" (duas semaninhas de julho) e posso acompanhar melhor a pequena com toda sua cantoria, obra da escolinha e dos videos da galinha pintadinha. Além da galinácea, no menu temos Peppa Pig, O show da Luna, Mundo Disney e por aí vai. Na festa da família na escolinha, a professora bem que tentou fazer os pequenos falarem os ver…

Personas

O top virou peça de dormir. O shortinho de academia, bem, uso em casa mesmo. A disposição pra levantar de manhã cedo e ir caminhar depois de colocar a filhotinha na van se foi, preciso dormir mais, obra do cansaço. Qualquer roupa tá bom. Me arrumar? Quando dá. Se der, deu, se não der, paciência.

Em pleno dia do rock, o dia foi pauleira mesmo. Muita prova de recuperação, aluno enchendo por causa de pontos, ter que manter a todo custo o aluno em sala de aula fazendo alguma coisa, ufs! Conselho de classe e entrega de notas foram pra agosto, thanks God! Mas o dia deixou suas marcas. Uma forte dor de cabeça me tomou desde cedo, tomei um remédio - sim, automediquei-me - e passou, mas me deixou um tanto ligada o comprimido marrom que contém cafeína.

Não tenho tempo para mim, mas tento. Estou fazendo um curso online de musicoterapia e a música é minha melhor terapia. canto mal, mas espanta mesmo os males! Não é fácil conciliar todas as personas: mulher, mãe, professora, esposa, dona de casa,…

Primeira postagem 2016

Nem me dei conta de que hoje foi sábado. Os dias aqui, para mim, passam como se fosse uma coisa só: todo dia, "nada" pra fazer - ócio criativo, talvez, apesar de que não tenho criado nada. Mas tenho visto e lido de um tudo: muitos filmes (Império, Transcendence, Mad Max, etc) e alguns livros (Conto de Natal, de Charles Dickens e sobretudo a Bíblia). Ganhei a Bíblia da Mulher e tenho me alimentado bem dela.
esqueci de pegar foto no face
Viajar pra casa dos pais é voltar ao passado infantil. É bom e mau ao mesmo tempo, nos deparamos sempre com algumas mágoas, algumas falhas, alguns concertos. Certas relações a gente não entende porque é do outro; briga, chora, grita, se enraivece e, por fim - maturidade! - aceita e toca o barco.
Tem chovido bem em Sampa. Hoje a água caiu mesmo. Minha mãe e irmã viajaram pra Goiás. E eu cá estou com a minha moreninha, esperando a boa vontade do governo estadual pra voltar pra Bh. Na verdade faremos uma ponte Viçosa-BH. É bom viajar a sós, só co…