Desabafo - Que país é esse?

Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei...



Várias vezes fui a lugares em que tocavam a música Que país é esse? do Legião Urbana, ao que a urbe toda respondia, com fervor: "É a p. do Brasil!". Não gosto disso, eu me calava; não gosto de xingar meu país, porque eu também sou o país e não vou me xingar. Bom, mas diante dos fatos, não posso calar e tenho mesmo me perguntado ultimamente: Que país é esse?

Fernando Collor foi absolvido, os crimes prescreveram, falta de provas; a papelada que chegou de outro país contra o Maluf foi recusada (mas são as provas!!!) e ele está aí, livre, leve e solto (isso já foi há algum tempo); Os Josés Genoíno e Dirceu, se não me engano, cumprem pena domiciliar e inclusive receberam propostas de emprego, sim, PROPOSTAS DE EMPREGO PARA DOIS CONDENADOS!!! Propostas inclusive milionárias, chegando a um salário de R$20.000,00 em rede hoteleira; e por aí vai... cara, que isso???

As pessoas se revoltam, acabam cometendo vandalismo, queimam ônibus, fazem greve e são tratadas como baderneiras; o confronto entre polícia e traficantes mata inocentes (eu tinha escrito aqui outra coisa, mas tal qual a população, tenho medo de sofrer retaliações); homem mata ex, mulher mata ex, homem e madrasta matam filho, estrangeira sofre tentativa de abuso; filha tenta matar a mãe, ...

Enquanto isso, vamos repetindo as musiquinhas da Copa, vamos assistindo a campanha para que tenhamos uma ótima eleição esse ano (hein??!), vamos levando... Não sou contra a copa, absolutamente. Quando começa, tenho aquele mesmo sentimento que atinge a maior parte dos brasileiros, aquela coisa de "Vai Brasil, hexa!", mas sei lá... tem algo de errado em falta dinheiro pra isso, isso e aquilo, mas não para a Copa. A copa é lucrativa, movimenta a economia do país e blá-blá-blá, mas é coisa pra gringo ver né! Não se esconde mais a favela, agora ela virou atração turística, uma aventura (vai viver lá pra ver!). Fico me perguntando porque eu ganho tão pouco, passo tanto sufoco trabalhando com ensino, educação, e os jogadores de futebol, os políticos ganham salários tão bilionários. Jogadores, ok. Políticos, não! Se nós os elegemos, porque não decidimos também o valor dos salários deles? Porque também não julgamos os casos de corrupção? Porque eles têm tantos privilégios ao ser presos? Já ouvi muita gente falando "Ah, também vou ser político!" com a motivação dos altos salários e facilidades. Então é isso, pra eu poder viver bem, vou ter que me tornar político e continuar esse círculo vicioso? Não aceito.

A Copa é o ópio do povo.

Há algo de podre no reino do Brasil.

Onde há fumaça, há fogo.

Segundo o grande sambista Martinho da Vila, o lema do povo brasileiro é :
a) É devagar, é devagar, é devagar, é devagar, devagarinho...
b) Deixa a vida me levar, vida leva eu!
c) Já tive mulheres de todas as cores...
d) Nenhuma das anteriores
e) Todas as anteriores, exceto d

Aí eu olho pra minha filhinha de 5 meses e ela ri, inocente. Em que mundo eu a coloquei, não? É difícil...

(continua...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell