A solidão do professor

Pouco se fala sobre um sentimento que por certo atinge o professor: a solidão. Fala-se em valorizar o profissional, em melhorar salários, em aperfeiçoar a formação, capacitar sempre mais. Não se lembra que é uma profissão que precisa de cuidado psicológico. Você briga com e contra os alunos muitas vezes. Você tenta abrir suas mentes para o novo, o velho, fazer as conexões, entender, aprender. E tem hora que parece que a gente desiste. Que quando vem um comentário altamente crítico ao seu fazer, desmoronamos. Poxa, tanto esforço pra nada!? A falta de retorno positivo, de um elogio, um abono, uma promoção é deprimente. Desgastante. Falta retorno do aluno também. Pelas provas, nada sabemos. Não conseguimos tampouco estabelecer uma relação ais próxima com cada aluno. Nenhum deles vem e diz, "nossa professor, aprendi tanto na aula de hoje!" (pode ser que algum faça, na faculdade talvez).
A gente tem que advinhar as dúvidas, o que poderia ser mais dificil ou não, e segue o ritmo da turma também. Mas que ritmo, se tem mais de quarenta adolescentes oscilantes na sala, cada um de um jeito?
Você planeja a aula e não faz nada do que planejou. Você se esforça e sua nota de avaliação fica abaixo de 70. Você é novato e ninguém lhe explica nada, apenas esperam e observam você cair para te apontar o dedo. Você planeja com outro colega da mesma área, mas ele tem outras ideias e não embarca nos seus projetos, ou você não embarca nos dele, gerando divisão entre as turmas dele e as suas. Você tenta ser legal, mas a gracinha que fez no dia seguinte esta sendo mal entendida na direção. A direção diz que você tem que seguir datas, preencher diários, etc etc aponta seus erros mas nao reconhece seu esforço, não te acompanha de perto se você não é "amiguinho". Não tem ninguém que te estenda a mão realmente. Supervisão diz que sim, mas... Todos são cargos administrativos, cada um na sua. Professores de diferentes classes sociais, de diferentes pensamentos. Chegamos, nos cumprimentamos, vamos para a sala de aula onde lutamos, saímos dela, vamos direto pra casa ou pra outra escola, enfim. Só nós.
Não temos retorno, sinto falta de saber se estou indo bem, mal, o que e como preciso melhorar, o que e como fazer isso, etc.
Solidão.
Eu tenho uma vida e não quero passar o dia todo fazendo coisas da escola, sendo tomada por um trabalho que só eu posso e tenho que fazer. Eu sozinha, o dia todo. Solidão.
Eu quero viver, não sobreviver. 
Solidão, já pensou nessa profissão? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell