Vegetarianismo e outras coisas


Faz um ano, ou pouco mais,que eu tento entrar no mundo vegetariano de vez. Tem sido uma caminhada de descobertas, receitas e sabores novos, mas eu não ousei em nada até agora, só quando tentei fazer uma fermentação com linhaça e não deu certo. Mais salada, mais fruta, menos industrializados. Mas tudo que comemos tem um que de ruim, seja os conservantes, transgênicos, agrotóxicos, etc. Aí entra a onda dos orgânicos, mas quem vai até lá longe pra buscar? As dificuldades são muitas, mas tudo se resume ao hábito, não?

Ser vegano já é algo que vejo muito distante de mim. Ainda consumo ovos e leite e carne em salgados, que são mais difíceis de evitar quando como na rua. Fomos veganos no início da humanidade. Em Gênesis há o registro de Deus indicando ao homem o que deveria comer: "eis que vos tenho dado toda erva que dá semente... E toda a árvore, em que há fruto... Ser-vos-á para mantimento". (Cap1 verso 29). Depois ouve a introdução de carne e tals. O maior problema é como os animais abatidos são criados e mortos hoje. São animais artificialmente produzidos, frutos da manipulação humana, e vivem toda sua curta viva enclausurados, a base de ração. Vi uma piadinha esses dias em que a pessoa diz que é vegetariano terceirizado: a vaca come a planta, ela come a vaca - e pensando bem, não é assim que acontece, pois muitos desses animais nem pastam. Enfim. Nossa cultura está tão atrelada ao consumo de carne que tudo o que fazemos é piadas a respeito por achar insano parar de consumir carne. Insano seria continuar servindo de cemitério, não? Pois é assim que os veganos vêem the big picture, ao consumirmos carne somos um cemitério de animais que vão apodrecendo dentro de nós. E tudo o que animais produzem são para seu próprio usufruto. Somos parte da natureza e essa é uma visão da qual compartilho. Precisamos fazer tanto por ela, mas será que ainda há tempo?
Enfim. Este ano tem sido o ano, infelizmente no mau sentido mesmo... Eu como cristã fico já na reflexão que o fim de ano propõe, na iminência da volta de Cristo, etc. Sei lá. A natureza tem se revoltado tanto, e com total razão! Não devemos durar muito mais. Tenho particularmente questionado algumas coisas, mas isso fica para uma próxima postagem. Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell