Enem 2019


Resultado de imagem para enem 2019

Fiquei embevecida com o ENEM do primeiro dia. Tantos textos interessantes que até perdi tempo nas questões e deixei as ciências humanas por último - não que não tivessem lá textos igualmente bons e interessantes, mas, bom eu fiz Letras né. E sim, eu fui fazer ENEM ontem, no meio dos teens. Tinha gente mais velha, mas a maioria é dos jovens recém-saídos do ensino médio, nem sempre preparados para essa prova. Não digo que eu estava muito preparada (para o segundo dia com certeza não estarei!), mas pela vivência que já tenho, creio ter feito uma boa prova e uma redação razoável. Não consegui me aprofundar muito no tema, que parecia meio aleatório, mas sabendo que são professores que elaboram o Enem, com certeza foi um tema pensado. Well, I did my best, I guess.

Fiz Enem para talvez fazer outra graduação, obter novo título, fazer turismo ou teologia, vamos ver. Só sei que preciso me mover pra frente nos estudos, ideal seria o mestrado pu a especialização que quero na UFMG. Falando nela, estou besta como os alunos estão mesmo preferindo pagar faculdades particulares, ficam dizendo que tem que ver a nota primeiro pra pensar em concorrer na Federal. Ora, insisto em dizer que o caminho natural do estudante de escola pública deve ser a universidade pública. Esse caminho não é linear, muitas vezes é bastante tortuoso e provavelmente há um abismo entre uma etapa e outra, mas creio que acreditar nesse caminho natural faça a diferença na hora de apostar suas fichas no futuro. Sempre acreditei nele porque eu não teria cursado nada se não fosse a universidade pública, o ENEM, o curso de inglês barato (no sentido literal de não ser caro), e obviamente a minha vontade de ir pra lá. Tem o lado espiritual da coisa pra mim, mas mesmo sem isso, é preciso crer na sua própria capacidade, e me parece que muitas vezes os jovens estão inseguros, a começar do Enem: como chegar ao local, o que se pode ou não levar e usar na hora da prova, etc. Eu imprimi meu cartão de confirmação, porém deixei na escola, mas fui assim mesmo e fiz a prova. O que é cobrado é o documento de identificação com foto. Segurança vem com a maturidade e esta, feliz ou infelizmente, vem só com o tempo e as experiências da vida.

Enfim. Ser professor é mais do que ensinar o conteúdo, é dar essa oportunidade do aluno crer em si mesmo. E ainda querem tirar isso da gente militarizando escolas e monitorando professores. Por isso a universidade pública tem sido atacada, pois lá é o "antro" do pensamento livre, das possibilidades... é um tempo maravilhoso na vida de uma pessoa e deve ser vivido assim, com a multiplicidade de escolhas. Restringir isso é restringir o humano, o que nos torna cidadãos e gente. Restringir é lobotomizar.

Quem luta, educa.   Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell