As Sete Colunas da Sabedoria - parte II

 

"...para se receber a instrução do entendimento..." Provérbios 1:3

O Entendimento

Domingo passado, tratei da primeira coluna da sabedoria, A Justiça. Agora, trataremos do entendimento. O entendimento por vezes é relacionado à inteligência em Provérbios: "e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz..." (2:3). Por isso, concluímos que o entendimento só se dá se houver inteligência, que é concedida através da sabedoria. Se a buscarmos, "então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus."

O entendimento é importante na busca pela sabedoria. Há situações na vida que não entendemos muito bem, mas se quisermos entender e aplicar inteligência à situação vivida, devemos pedir sabedoria à Deus, e disso tiramos entendimento. Este por sua vez, está relacionado ao temor do Senhor: devemos entender e entenderemos o temor do Senhor buscando a Sabedoria.

Para que entendimento? Podemos associá-lo também à compreensão. Sem compreensão, fazemos as coisas automaticamente, sem aplicar o coração naquilo, sem vontade. O alcance de compreensão, de entendimento nos dá propósito. Entender é aprender, aprender é memorizar, memorizar é saber, saber é produto da sabedoria. O entendimento é mais uma coluna de sustentação da sabedoria, faz parte dela, não se tem um sem o outro. 

O oposto do entendimento também é tratado em Provérbios: "O que adultera com uma mulher é falto de entendimento..." (6:32). O adultério é amplamente tratado e combatido no capítulo 7. Trair alguém, portanto, é falta de entendimento. Nas relações, a falta de entendimento realmente leva a problemas, incluindo adultério e etc. O adultério é uma violência grande contra o relacionamento a dois; é, em última instância, um delito grave contra o próprio Deus, já que revela falta de temor. 

A sabedoria se declara como o próprio entendimento (8:14). Entendimento é sinônimo de sabedoria. Ela pede : "Entendei, ó simples, a prudência; e vós, loucos, entendei de coração." (8:5). Até para os loucos, pois, há solução se atenderem à sabedoria!

A sabedoria personificada oferece um banquete em que pão e vinho são o "caminho do entendimento":

"Venham todos os inexperientes!"
Aos que não têm bom senso ela diz:

5"Venham comer a minha comida
e beber o vinho que preparei.

6Deixem a insensatez, e vocês terão vida;
andem pelo caminho do entendimento.

Na versão Almeida Revista e Corrigida, no verso 4 diz "Aos faltos de entendimento" e nessa versão online, "Aos que não têm bom senso". 

A falta de entendimento pode até levar à morte: "Os lábios do justo apascentam muitos, mas o s tolos, por falta de entendimento, morrem." ou na versão online

21

"As palavras dos justos
dão sustento a muitos,
mas os insensatos morrem
por falta de juízo."

Concluímos, pois, que devemos sempre buscar a sabedoria, entendimento e justiça em Deus. Ele é a fonte de todo entendimento que precisamos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell