As Sete Colunas da Sabedoria - parte IV

 O Temor

"O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." Provérbios 1: 7

O temor é associado à sabedoria; podemos entender como temor a consciência de que Deus é superior e pode tudo, tem todo poder - onipotente. E que não podemos nem devemos nos posicionar contra esse poder. É saber quem é Deus; é ter fé e crer sempre no melhor; é ter respeito pela Palavra de Deus e seus preceitos.  

Quando buscamos a sabedoria, entendemos muito sobre Deus: "...entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus." (2:5). A sabedoria nos fornece ferramentas para nossa vida espiritual onde se trava uma batalha constante, já que vivemos em corpo carnal: precisamos lutar para reservar um tempo para leitura bíblica, oração, culto, partilha da Palavra, evangelização. O temor nos leva a fazer tudo isso não com orgulho ou porque podemos, mas por sermos servos. 

O temor é associado ao desprezo pelo mal. Uma vez que escolhemos e Cristo e por Ele primeiro fomos escolhidos, optamos por fazer a vontade de Deus e agir pelo nosso bem e o de todos: "O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço." (8: 13). 

O temor é sinal de sabedoria, ou antes, quando há temor, estamos no caminho da sabedoria e devemos prosseguir procurando entendimento: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência." (9: 10).

Para o ímpio, isto é, aquele que não conhece a Deus, o temor torna-se medo e faz mal: 

"O temor do ímpio virá sobre ele..." (10:24)

"... os anos do ímpio serão abreviados." (10:27).

Para quem tem temor, para quem pensa nas consequências antes de qualquer ação, ou aqueles a quem a Palavra chama justos, o Senhor promete aumento de dias e desejo cumprido. (cap 10, versos 24b e 27a). Lembrando que o desejo do justo também é justo, e não simples capricho!

Além do desejo atendido, "o que teme o mandamento será galardoado." (13:13). No temor dEle, podemos ter confiança e fonte de vida (14:26,27). Temer ao Senhor, isto é, saber de seu poder, é benéfico para preservar nossa vida. Com temor e prudência, não agimos de qualquer maneira, e isso é importantíssimo nesses dias difíceis que estamos vivendo. As pessoas parecem não ter temor nem de deus nem dessa doença que nos assola! Suas mentes estão cauterizadas, isto é, acham que nada as pode atingir! (Para maior entendimento dessa questão, leia I Timóteo 4: 2 e consulte esse estudo).

Buscar a sabedoria é adquirir também temor. Não medo de castigos e catástrofes, mas consciência de que o mau pode vir, porém eu tenho a possibilidade de me livrar dele. Sigamos a nossa caminhada com temor e tremor!

A próxima coluna da sabedoria que estudaremos será a prudência. Ore, leia a Palavra, comente por aqui. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell