E a igreja somos nozes

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Sabará-MG.

"Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito [...] o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." (Mateus 15:7, 11).

Tem sido difícil frequentar igrejas nesses últimos tempos sem perceber os discursos de obrigação, de pressão. Tem que isso, tem que aquilo: dar o dízimo, oferta, participar de campanhas, ir aos cultos, mostrar presença. Pegam a Bíblia, lêem qualquer passagem falam o que está já determinado em um caderninho de pregações. Tiram a espontaneidade da Palavra, a alma, o que a mensagem, que se renova sempre, quer transmitir naquele precioso momento. Gritos no microfone, português duvidoso, apelo a ir aos cultos e ouvir mais o pregador do que à própria Palavra. 

A única exigência de Cristo foi crer, ou eu li e entendi errado? Tem-se feito uma confusão! e é tanta pressão que acho que muitos saem porque não conseguem se encaixar em tantas exigências, não conseguem sempre estar lá. O sistema humano de sociedade que criamos nos consome o tempo e a energia, a igreja (templo) deveria ser o lugar de alívio, de descanso, de poder relaxar e assim ser levado a abrir o espírito e a alma para Deus. 

Posso estar falando alguma besteira, mas ando desiludida e, percebendo que não sou só eu, me sinto cada vez mais segura para não frequentar templos. Sim, tem crentes e cristãos destemplados e isso só será problema se a pessoa quiser criar o seu próprio credo e arrebanhar outros. Não é esse meu objetivo, e sei que estou com Deus sim. Tenho a vida com Ele, não estou contaminada. A passagem citada acima fala de um momento em que os discípulos pararam para comer e não se preocuparam em lavar as mãos, ao que os tradicionalistas perceberam e questionaram. Então Jesus disse que o que contamina não é o que entra, mas o que sai. Claro, ele falava da alma, do espírito, do por dentro, e os caras estavam preocupados com a aparência, o por fora. é esse meu ponto. Quem me vê por aí não diz que sou cristã ou crente ou gospel, sejá lá o que for. Pois é mais uma exigência da igreja, se diferenciar do mundo através das vestes. E sim, concordo, pois estamos na busca pelo espiritual, portanto não precisamos exibir corpo, nosso corpo é templo, é o verdadeiro templo então o preservamos. Mas exigir uso de saia, sem determinados cortes de cabelo ou vaidades, etc etc é mais uma pressão, uma exigência a que muitos não conseguem atender. Tanta coisa que desanima! Aprendi muito na igreja templo) quando criança, tinha muito amor, amava e me dedicava a ir aos domingos manhã e noite, durante a semana alguns dias, estava envolvida. Mas mesmo naquela época, tinha coisas que eu não entendia e me angustiava por não estar me encaixando. Hoje não vejo, ao menos onde teoricamente frequento, um estudo aprofundado da bíblia. Muitas igrejas só replicam o que a sede nacional manda, não se pode fazer nada fora do mandamento, da ordenança, não são livres. Ser livre não significa bagunça ou fazer o que der na telha, mas deixar Deus comandar e Ele não faz a mesma coisa igual para todos em todo tempo, basta ler a Bíblia ou mesmo ouvir testemunhos de vida das pessoas. 

Ainda tenho receio de me declarar destemplada rsrs mas estou nesse caminho. Até parece que Deus não pode se comunicar comigo fora das paredes do templo. Dessa maneira parece a questão das indulgencias da antiga igreja católica, a compra de terreno no céu. Construção de grandes templos hoje, conforto para estar presente, facilidade tecnológica para entregar dízimos e ofertas. Será que ainda é tempo disso, de ficar com tantas exigências/indulgências? Jesus veio e cumpriu toda a lei, não foi isso? Porque ainda estamos atrelados a ela, com usos e costumes, com não pode isso ou aquilo, tem que isso ou aquilo? Não digo que todos os caminhos levam a Deus, creio que a fé em Cristo leva, pois Ele é a Verdade. Mas porque a igreja está colocando empecilhos nesse caminho? Porque dar contas a um líder humano que nem vemos, e entregar tudo o que é arrecadado a uma igreja-templo-sede, enquanto as pessoas passam fome e necessidades mesmo estando na igreja-templo? Apontam o dedo e olham a vida da pessoa, pois o erro está nela, ela que não está fazendo o que deve ser feito para obter o favor de Deus. É isso, então, atendemos às exigências para conseguir o que queremos? Esvaziou-se a fé! 

A essência do evangelho é a busca por Deus, a proximidade com o Pai através do Filho, é o relacionamento dEle conosco que nos traz paz, alívio, dignidade, verdade, força. Ele é a fonte do bem, buscamos nEle o que precisamos não por um momento, mas por uma vida, um compromisso de relacionamento. 

É tempo de que? Busco pessoalmente conhecê-lo, aproximando-me dEle com fé que Ele é Deus. "é necessário que aquele que se aproxima de deus creia que Ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).

Buscá-lo, aproximar-me dEle sem qualquer impedimento ou exigência a não ser a fé. 

Gosto de estar no templo, dos louvores, da manifestação da fé entre irmãos, mas somos irmãos mesmo? Tem tantos que moram próximos, mas ninguém tem tempo de ver o outro, só nos cumprimentamos lá dentro. O sistema humano já está falido, a igreja-templo vai subsistir? Precisamos parar de depender dela e depender dEle, somente. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell