A vida, esse ringue

 


Essa imagem é exatamente como tenho me sentido nessa década que está findando para mim. Esse ano, 39. São muitíssimas descobertas, caminho para o final, estou vencendo, mas vem pancada de todo lado, de todo jeito. Quando eu percebei que essa vida era um ringue, só tomava pancada e perdia as lutas. Saía do ringue ganindo feito um cão chutado. Hoje, vou continuando de pé, mas tal qual um lutador que já tomou pancada demais na cabeça e começa e ficar meio lelé, cá estou, sorrindo, sangrando, descobrindo, apreciando, sangrando, cambaleando. 

Ninguém sai ileso desse ringue.

São raras as lutas de UFC em que, de cara, um dos lutadores dá um golpe certeiro e nocauteia o outro, sem sofrer nada. Na maior parte das vezes, o juíz segura os braços de dois homens que, ao final dessa luta, estão esbaforidos, sangrando, mas de pé. Um deles tem o braço levantado e mal consegue celebrar a vitória. Comemora, vai até o outro, cumprimenta, diz qualquer coisa e sorri com o protetor de dentes ainda na boca. Fico pensando se essa vitória tão sofrida valeu a pena para ele. 

Está valendo a pena para mim?

Não se trata mais de valer a pena. Estou nesse ringue eterno e não há como sair. Sou responsável por estar aqui, preciso estar aqui, tenho pessoas que dependem de mim. E eu, dependo de quem? Gosto de pensar que só de Deus, mas no plano humano, dizem que nenhum de nós é uma ilha. Será? 

Me vejo no ringue como uma lutadora que está visivelmente desesperada, aflita, querendo sair. No entanto, ao encarar a plateia, percebo que há gente que depende dessa luta, depende ao menos que eu tente, que eu continue, ainda que não a vença. Mas são tantas pancadas, meu Deus, tantas! Está doendo bastante. 

Os hematomas, por mais que eu esconda, estão sendo vistos, até diagnosticados. Mandam-me vídeos para me "ajudar" dão-me conselhos e muitas vezes por isso prefiro continuar tomando as pancadas, não quero conselho algum! Se ao menos as pessoas vissem e ouvissem sem pitaquear! Utopia! 

É, eu quero milagre. Quero que tudo fique bem de repente, sem esforço. Eu não quero mais trabalho, estou cansada. Não quero nem o mínimo esforço, não quero novidades, nada. I'm done. Por que mais trabalho?

Amizades demandam esforço.

Amores demandam esforço.

Sonhos demandam esforço.

Para mim, não, já deu. Enough. Bye. 

Comentários

Rebeca disse…
oi Lucia, não entendi.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell