Hope in Hell


O inferno só faz sentido da perspectiva humana. Pois, ainda que a nossa justiça falhe, esperamos que haja esse lugar para os maus, os que cometeram atrocidades, etc.

Na perspectiva de Deus talvez não. Se pensamos que Ele é soberano e controla tudo, deve ter partido dEle a ideia desse mundo, exatamente do jeito que está, e cada um fazendo exatamente o que faz. 

O que volta para Deus é o espírito, e este é perfeito dentro de cada um. O que não presta, moralmente e supostamente falando, é a carne, o corpo carnal, mergulhado em si mesmo e em seus desejos. 

A grande questão é o por que disso tudo. Novamente, da perspectiva humana, procuramos uma explicação, uma esperança. Mas acho que tem certas coisas que simplesmente não entendemos ou não é para entendermos. Melhor aceitar iso.

Ou será que não é nada disso?

Tenho estado assim, questionando tudo, sem medo. Grande parte do "pode-não-pode" dos evangélicos/crentes é por medo, os pastores e líderes tem medo e incutem medo na cabeça das pessoas, como se pensar fora de qualquer coisa em que não acreditam fosse errado.

A Bíblia faz parte da cultura judaica. Nõ somos judeus, portanto não estamos atrelados à lei deles, nem antigo nem novo testamento. "Ele veio para os seus, e os seus o rejeitaram", isso é uma parte histórica da Bíblia, está apenas contando o que aconteceu quado o filho de Deus e o próprio Deus, Cristo, veio à terra. Não precisamos aceitá-lo nem nada, a Bíblia é um livro histórico, só conta o que ja foi. Pode ser até considerado mitologia judaico-cristã.

Para mim tem sido libertador  amedrontador tudo isso, porque se eu passo a crer assim, abandono o que cria antes, e aí se eu estiver errada? Sobre agora, ou sobre antes?

Medo. Tenho muitos medos e uns instantes em que essas coisas vêm à minha cabeça em que sinto certo alívio, orgulho, lucidez, felicidade. Daí, volta a dúvida, volta tudo. Volta a natureza humana. Volto a me ver como sou e às vezes a visão não é agradável. Mas tenho apreciado mais a mim mesma, minha presença, o esforço que faço para cuidar de mim e dos meus. Até ousei pensar que gostaria de não mais trabalhar em casa. Como fazer para realizar isso?

Estou longe do inferno, assim penso, assim espero. Ele é apenas um soho da humanidade.

Tuo isso escrevendo assistido a Sandman. Lá tem um inferno e um Lúcifer bem interessante. Série da netfliza. 

E bye. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor