My mind is brilliant

ois.

Estive pensando em mudar o nome deste blog para My mind is brilliant. Sim, porque minha mente é brilhante. Não brilhante no sentido pretensioso da palavra, mas brilhante como todas as mentes humanas o são. E estive pensando em minha graduação, minha monografia, vários temas para ela, sempre com meu viés educacional. Mestrado para educação ou linguistica aplicada...doutorado...esses titulos me assustam...depois deles, se os conseguir, não serei mais a mesma, ou ao menos ninguém mais me verá como a mesma e velha largada Rebeca. Tenho medo disso. De mudar radicalmente sem nem perceber, de ficar de uma petulância insuportável...pq insuportavel eu já sou, haha. Mas preciso galgar todos os degraus que se apresentarem, não só por mim, mas por Estevan(sobrinho), Bryan(sobrinho), Ana Clara(sobrinha), Isaque (irmão + novo), Israel(irmão), Berenice (mãe), Osvaldo (pai), Raquel (irmã). Por todos eles e por cada um. Uma vez li o significado de meu nome segundo a Numerologia (perdão, Senhor) e dizia lá que Rebeca geralmente se tornava arrimo da familia. Na época eu não entendi o que era esse "arrimo", mas depois compreendi, e agora, na reta final da graduação, entendo mais do que nunca: pesa sobre mim o destino da minha família sobretudo de meus pais e dois irmãos e os filhotinhos do mais novo. Sinto isso. Talvez eu esteja errada, mas sinto nitidamente isso. Todos estão lá, na expectativa da minha formação e mudança de vida. Minha mãe está sempre à espreita de progresso na vida dos filhos pra pegar uma carona nisso. Não estou criticando-a; depois de 57 anos, ela já fez muito senão tudo por nós que estava ao seu alcance fazer. E não conseguiu muita coisa pra si mesma assim como meu pai. Eu devo isso a eles. Eu tenho que fazer tbm o que puder por todos. Parece injusto, mas se eu der um passo agora, talvez meus filhos não tenham que se preocupar tanto comigo quando estiverem nas suas graduações, porque eu já não serei tão pobre quanto era antes, em muitos, senão todos, os sentidos.
Minha mente TEM que ser brilhante.
E tenho sentido muito medo ultimamente.
Medo de perguntar as coisas (esse sempre me acompanhou desde a infãncia). Medo de saber (saber é poder, poder é perigoso). Medo do pós-graduação (aesar de ter algumas possibilidades). Medo do mestrado. Medo do doutorado. Medo de ir atrás do que quero. Medo de falar o que é necessário e básico com os outros. Medo de fazer 37 (daki a dez anos) e estar do mesmo jeito que estou agora: com medo de tudo. Medo de não corresponder às expectativas que pesam sobre mim.
Medo de mim.
Irritação tbm tem vindo, lately.
Bye.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell