Aprendizagem

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" 
(Salmo 90:12)

A música "Oração ao tempo", cantda por Maria Gadú, é belíssima, ganhou uma nova roupagem, como se diz. Aliás, Maria Gadú é ótima, uma voz versátil e espetacular, arrisco dizer. Gosto da nova geração MPB: maria, Ana Carolina, e colocaria Paula Fernandes também, apesar de ser do seguimento sertanejo, mas é outra voz maravilhosa.

O versículo acima me veio à mente hoje. Uma tia me mandou escrito num cartão num aniversário meu, há muito tempo já. Contar os dias, marcar o tempo, há tempo pra tudo, faço um acordo contigo... estamos sempre a dialogar com o tempo, a questionar, a não-entender querendo entender. Sabedoria está associada ao tempo, ao menos segundo a Bíblia Sagrada. Por isso em muitas culturas orientais os mais velhos são altamente respeitados, o que não é muito o caso da nossa cultura brasileira. Sentimos toda a pressão pra viver muito, mas sempre jovens, a pele lisa, olhos brilhantes, órgãos a todo vapor - principalmente o fígado, coitado - folego pra tudo, ânimo pra tudo, vida ativa até mais de 60 anos. Acho que tem uma hora que o corpo cansa mesmo e precisa desse repouso, precisa de respeito por nossa parte e principalmente da sociedade. Não tem como não envelhecer, ficar mais lento, mais dependente, até senil... e daí, faz parte da vida. Tenho medo de envelhecer por causa disso, por causa da falta de respeito, o medo do abandono, as doenças...

Tô dando um tempo, mas tenho medo dele, de que passe rápido demais e eu não acompanhe as mudanças necessárias, ou que passe lento demais e eu queira atropelar as coisas, ah, não sei. Misterioso tempo. Preciso dele, mas não pra ficar parada, só pra pensar, tomar rumos. Sei que estou sempre assim, querendo tomar rumos, mas tem horas de lucidez pura de tudo, como agora, e é nessa hora que eu preciso parar e aproveitar pra fazer o que tiver que fazer. Obedecer a Ele, custe o que custar. Amém.

...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é melhor

Hope in Hell