Pular para o conteúdo principal

Teoria para o dejavú


(Ontem, 18/06/2013) - Já tive dejavús, ainda tenho. Aquela sensação de já ter vivido ou feito ou visto algo de nem se sabe quando. Acho que isso vem de lembranças fetais. Tenho tido lembranças de muita coisa, sem dor agora, posso dizer.  E essas lembranças devem se encaminhar ao bebê, fazendo com que, futuramente, ele/a viva esses dejavús, essas lembranças que não são dele. É uma boa explicação, apesar de que não tem nenhuma base teórica ou científica, apenas a impressão de uma mãe recém-nascida. Deve haver explicações provenientes da psicologia, psicanálise e até espiritismo - reencarnação. A mística faz parte da vida. Acordei meio zen hoje, curada. Sem distimia ou transtornos de humor, não sei se porque o baby está fazendo isso ou eu estou mudando atribuindo à ele as mudanças. Estamos mudando-nos mutuamente.

(hoje, 19/06/2013) - Estou altamente musical esses dias, cantando para o baby. Amanhã é a primeira ultrassom. Ainda não o sinto, nem sei nada sobre ele/a. Sei que está me fazendo mudar a dieta toda. Hoje fui à nutricionista e ela disse que minha alimentação é péssima, não ipsis litteris, mas... Disso eu sempre soube: tenho enorme dificuldade de comer hortaliças, verduras, legumes. Almocei fora e coloquei essas coisas no prato: tomate, alface, cenoura e beterraba. Teve arroz, feijão e batatinha frita, claro, com frango empanado. Um pedacinho de melancia e suco de uva, artificial. Fazer em casa está se tornando um pouco difícil, devido à falta de tempo e preguiça também. E por isso a nutricionista me aconselhou a comer no RU... por conta disso hj fiz uma maratona na UFV: nutricionista, ufvcredi, carteirinha, registro escolar, xerox, registro escolar, uffs! pelo baby, refiz a carteirinha, coloquei créditos, enfim, é preciso mudar e por ele, eu mudo. É o tipo de amor que todo mundo espera na vida e só se alcança assim, sendo mãe. Chamo amor, mas é algo que nem se nomeia, não sei; é uma realização totalmente pessoal e diferente, ainda que não planejada. Mas ainda sinto como se estivesse num sonho, podendo acordar a qualquer hora; acontece que ele/a já faz parte do meu coração e não quero mais acordar :)

Enquanto isso, o Brasil se rebela, protesta. Mas também rouba, vandaliza, depreda. Só achei um pouco exagerado pedir transporte público gratuito e diminuição, no caso de São Paulo, de somente 20 centavos. devia baixar mais. Deve haver cada vez mais protestos, é preciso protestar, é preciso sentir o Brasil. Ter um dejavú de dias melhores que já passaram e ainda virão, amém. 

Comentários

Eilan disse…
Mudar a dieta é difícil, né? eu tb não tenho o costume de comer verduras.

bjos,

eilan

borderline-girl.blogspot.com.br
R.B. disse…
é complicado, mas vamos indo, agora estou meio que obrigada a fazer isso. :)

Postagens mais visitadas deste blog

H. Pylori

A partir de hoje, se a grana deixar, minha dieta será essa aqui. Descobri, indo hoje ao médico, que tenho uma bactéria no estômago, na verdade uma bactéria comum que muita gente tem, mas que pode ou não se manifestar pro mal. É claro que no meu caso ela fez questão de ser do mal e se manifestar. Eu já tinha cortado bebidas alcoólicas, café e refrigerante, agora só falta remover o estômago mesmo. Sim, porque comer só frutas (não cítricas), legumes e vegetais sempre refogados, lembrar que isso ou aquilo tem gordura ou ataca o estômago, bom, é coisa de nutricionista, ou de gente antenada demais no que come. Cortar frituras também, que são superiormente mais saborosas que coisas cozidas, mas tudo bem. E pensar que tem gente se acabando no torresmo com cachaça sem nada lhes acontecer... Mais um capítulo da injustiça do universo contra mim. A vida sem sabor.
Duzentos mil atrasos hoje e o preço do remédio pra matar a bactéria me fizeram chorar de raiva e tristeza. Pergunto, como sempre, por…

A solidão do professor

Pouco se fala sobre um sentimento que por certo atinge o professor: a solidão. Fala-se em valorizar o profissional, em melhorar salários, em aperfeiçoar a formação, capacitar sempre mais. Não se lembra que é uma profissão que precisa de cuidado psicológico. Você briga com e contra os alunos muitas vezes. Você tenta abrir suas mentes para o novo, o velho, fazer as conexões, entender, aprender. E tem hora que parece que a gente desiste. Que quando vem um comentário altamente crítico ao seu fazer, desmoronamos. Poxa, tanto esforço pra nada!? A falta de retorno positivo, de um elogio, um abono, uma promoção é deprimente. Desgastante. Falta retorno do aluno também. Pelas provas, nada sabemos. Não conseguimos tampouco estabelecer uma relação ais próxima com cada aluno. Nenhum deles vem e diz, "nossa professor, aprendi tanto na aula de hoje!" (pode ser que algum faça, na faculdade talvez). A gente tem que advinhar as dúvidas, o que poderia ser mais dificil ou não, e segue o ritmo …

Inutilidade pública - a história de Benê

O que é ser (in)útil?


Benê se sentia inútil. Vivendo de aluguel com uma gata e uma cadelinha, ia empurrando as coisas com a barriga (literalmente). Desempregado e acima do peso, gostava mesmo era de comer, jogar video game e conversar com friends pelo cell phone. A cadelinha era sua melhor companhia. de vez em quando gritava com ela, tocava-a de onde estava, mas ela logo voltava feliz lhe abanando o rabo. Já a gata não. Olhava-o com altivez, as vezes se roçava em suas pernas, recebia seu carinho e até dormia com ele, mas se irritada, arranhava-lhe sem dó e de repente. Benê tinha vários arranhões, mas amava aquela gata sem bem saber por que. De vez em quando ela dava um sumiço, mas sempre também voltava, com parcimônia. Estava sempre pronta para partir. 
Benê comia porcarias, e comida boa em quantidades rinocerônticas, mas gostaria de mudar se não fosse essa imensa, intensa e incontrolável fome que sentia. A comida era a única fonte e prazer que enxergava, rápida e concreta. Um dia pas…